A tão falada tragédia do Meco fez com que todos os meios de comunicação arranjassem motivos apra criticar a praxe! Bem, como aluna do Ensino Superior (e acho que aqui a questão não se prende com a instituição que frequento), frequentadora da Praxe e actualmente Praxante venho dar a minha opinião!
Acho que a praxe serve de integração ao novo aluno, como já referi em várias publicações, o nosso objectivo não é de todo humilhar, mal tratar ou ferir os sentimentos daquela pessoa, apenas queremos que todos se divirtam, os valores máximos da praxe estão a ser postos em causa, quem praxa está a ver tudo o que aprendeu a ir por água abaixo. Todos os dias se têm visto reportagens, reportagens e mais reportagens sobre rituais de praxe, é verdade cada local tem o seu "ritual" e daí? Também cada família tem as suas manias, e é isso que a praxe representa....FAMÍLIA!
Acho que todos estão a apontar o dedo, mas esquecem-se que secalhar neste momento o mais importante era apoiar os pais que perderam os seus filhos, fazer o luto, e deixar em paz o tão crucificado rapaz que sobreviveu, pois de certeza que para ele, ver os seus amigos morrerem à sua frente, não deve ter sido uma coisa fácil.
Compreendo a dor dos pais que perderam os seus filhos, e a ansiedade deles por uma resposta, por um culpado, por alguma responsabilidade, a eles até compreendo a raiva que manifestam pela praxe, compreendo em parte que para eles tenha sido a praxe a roubar os seus filhos, mas não vamos generalizar! Secalhar quando as suas filhas chegavam a casa sujas da praxe, até se riam e achavam piada!
Quanto ao rapaz que sobreviveu, vamos ser honestos e realistas, a praxe pode efectivamente ter corrido mal, mas não me digam que era intenção dele ver mortos os colegas. Também eu posso estar a praxar os meus caloirinhos e acontecer alguma coisa, sem que aquela praxe realmente fosse um perigo para alguém. Acidentes acontecem, não nos devemos revoltar contra quem também foi/é vítima deles.
A comunicação social devia parar, dar tempo ao tempo, porque criticar a praxe é o pior que está a fazer, todos os estudantes activos na praxe têm mostrado o seu desagrado, não tentem colocar mal vista a praxe, nós estudantes também nos sabemos revoltar, e acredito que se esta situação da praxe continuar nos iremos unir cada vez mais!
"Dura Praxis Sed Praxis"







Hoje decidi demonstrar o meu desagrado perante uma situação, todas as semanas tenho sido adicionada a grupos no facebook intitulados de "lista de seguidores", "segue, por favor", coisas deste género! Na minha inocência, pensava que seriam grupos nos quais as pessoas publicassem coisas interessantes que pudessem fazer, como artesanato, bijutaria, seguir blogues, algo que até pudesse ser útil com o objectivo de divulgar algum trabalho, qual não é o meu espanto, quando, assim que abro o dito grupo, apenas me aparecessem fotos, fotos e mais fotos, de raparigas, meninas melhor dizendo, semi-nuas (quando não estão mesmo nuas), assim como de alguns rapazes também.
Muito sinceramente, um bocadinho de respeito próprio e amor próprio também não fazia mal nenhum a estas raparigas. Acho sinceramente que a  minha geração está a estragar-se um pouco no que toca a este assunto.
É normal uma rapariga querer dar nas vistas, porque ninguém me diga que não gosta de dar nas vistas, de ser elogiada e coisas assim, mas acho que devemos gostar disso por bons motivos e não porque decidimos colocar fotos nuas no face -.-
Que queiram dar nas vistas e receber elogios eu percebo, mas façam-no de uma forma bonita e que dê para ser apreciada e não gozada.
Não quero imaginar como serão as próximas gerações, porque cada vez mais é incutido que vulgar é bonito, e não é! Não queiram ser vulgares, não mostrem tudo de vocês numa fotografia, guardem o vosso corpo de pedófilos e violadores. Lembrem-se que qualquer um tem acesso à internet e pessoas indefesas que se mostram dessa maneira, são definitivamente alvos fáceis!
Deixem de ser expôr dessa maneira, comecem a perceber que podem ter fotos muito sensuais sem que sejam sexuais, e vestidas!
Respeitem-se a vocês, e ao vosso corpo, fica a dica.
Bem este fim de semana foi um pouco diferente, resolvi não ir a casa, para ficar a "estudar". Pensava que ia ser um pouco chato e que ia demorar muito a passar, mas, enganei-me. Posso dizer que foi um óptimo fim de semana, em primeiro lugar há muito tempo que não estava com a Pipoca Mor cá de casa, foi bom poder estar com ela como antes, com tempo para as duas, fomos às compra (apesar de não termos comprado nada), aproveitamos o maravilhoso cappucino e chocolate quente da tão adorada por mim Briosa, e aproveitamos a chuva de Coimbra que nos brindou durante todo o dia!
Sábado foi mais um dia de sair, desta vez resolvemos com uma das Pipocas mais recentes da panelinha, ir até às Docas e jantar pelo Fórum, infelizmente foi mal escolhido o dia, tendo em conta que mais uma vez a chuva decidiu aparecer, mesmo assim confesso que foi bastante divertido.
Existem pessoas que são divertidas por si, nasceu com elas, a Bella é sem dúvida uma pessoa assim, uma pessoa que me enche a alma de risadas e de brincadeiras, é uma pessoa que ainda salta nas poças de água simplesmente porque tem umas galochas giras e pode, é bom conhecer pessoas assim:')
A Cristina é pronto, é a minha Cristina, com um pouco mais de juízo do que eu e a Bella, mas que alinha nas brincadeiras e que me faz, muito, muito bem!
Cada uma de nós tem as suas manias, ora anda sempre uma a tirar fotos, outra a saltar nas poças e a outra atenta às horas para o autocarro ahahah!
Já no Fórum foi tempo de sonhar com a altura em que vamos ter filhos, a Bella ficava a admirar roupinhas para a sua menina (que vai andar de leggins, galochas e óculo) e para o seu "homenzinho", que vai usar camisas e calcinhas como um senhor! Foi também no Fórum que engordamos um pouco, foi hamburgueres, gelados (...) (MEU DEUS!)
Hoje, domingo, como é normalmente dia de família e de almoços bons, nada melhor que um cachorro com molho de francesinha, e sim em família, porque apesar da Bella ter estado no estágio, almoçou como é lógico connosco :)
Foi um fim de semana óptimo, com sonhos para o futuro, com sonhos para o presente e com muito carinho! Há pessoas que não quero que saiam nunca da minha vida! <3





Então sendo que estamos numa época de "férias", tenho aproveitado para que seja um tempo de filmes, no cinema e em casa :)
O primeiro escolhido para o cinema foi o "The Hunger Games: Catching Fire", estava bastante ansiosa, pois adorei o primeiro e as minhas expectativas estavam em altas. Na melhor das companhias lá fui inicialmente ao Parque Nascente e depois ao Norteshopping pois o filme estava esgotado e só era possível no Norte, gostei bastante do filme, mas não superou as minhas expectativas, talvez pelo facto de ir à espera de uma coisa e ser outra, não digo que não tenha gostado, mas estava à espera de mais, agora resta-me esperar pelo terceiro :')
Já em Coimbra, mais uma vez com uma óptima companhia, vi, no conforto da minha caminha e a deliciar-me com as minhas queridas pipocas de canela, "A Gaiola Dourada". filme muito falado e que despertava interesse em nós as três. Apesar de o filme não ter muita qualidade de som (basicamente pouco ou nada se ouvia) gostei bastante, fiquei bastante surpreendida, pois confesso que achava que seria uma seca, mas não, surpreendeu-me bastante pela positiva :)
E o último, uma comédia: "Os Estagiários", também no conforto da caminha e do aquecedor, mais uma vez as três nos deliciamos com uma valente comédia, que também aconselho, claro que há sempre pessoas que não conseguem ver um filme até ao fim, nem que tenham dormido até às duas da tarde (e não me refiro a mim)!
Assim, com estes dias de frio, só se poderia esperar noites de filmes, pipocas, cobertores e aquecedores, claro que as minhas roomates são a melhor companhia de sempre!
 E como hoje é o dia do riso, apelo que sejam felizes, se divirtam, riam muito, riam se vergonha, mostrem os dentinhos e soltem aquelas gargalhadas. Rir faz bem, rir é bom, rir espanta os males. Escolham as pessoas certas para rirem com vocês :)

Ps: estou ansiosa por postar sobre o meu Natal, Passagem de Ano e Aniversário, mas ainda não consegui as fotos :s



Arquivo do blog

Catarina Couto. Com tecnologia do Blogger.

Pesquisar este blog